VISITA À UNOPAR





Os alunos e professores do curso Técnico de Informática, realizaram uma visita à um núcleo da UNOPAR, na cidade de Itapetinga.

A UNOPAR oferece o curso de Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que tem como objetivo formar profissionais com domínio do uso da informática e da computação como ferramenta e apoio na geração da informação. O curso apoia-se em objetivos como o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva do aluno fundamentada em valores de responsabilidade sócio-ambiental, de ética e cidadania.
Visitas como essa acrescentam muito ao curso e ao aprendizado do aluno. “É interessante fazer viagens desse tipo com os alunos, pois além de adquirir novos conhecimentos, pode ajudá-los na escolha da área, por exemplo”, afirma prof. Adailton.








ENFERMAGEM - ATIVIDADES PRÁTICAS

As turmas de enfermagem, vem realizando, constantemente, atividades com a comunidade, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, oferecem instruções e encaminham para médicos especialistas, quando necessário.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Itororó e o CETEP tem proporcionado aos alunos, estágios, que oportunizam colocarem em prática as habilidades adquiridas em sala de aula. Além disso, o CETEP, conta com um laboratório de Enfermagem, bem equipado e montado para que os alunos possam complementar as aulas teóricas com as atividades praticas , preparando-se com competência para o estágio e exercício profissional.


















AULA PRÁTICA - FAZENDA RECANTO DA SAUDADE

Participaram de uma aula prática, alunos e professores, do CETEP-Itapetinga, dos cursos de Agroindústria e Agroecologia, na Fazenda Recanto da Saudade, no município de Itapetinga-BA, onde a mesma desenvolve a ordenha manual e mecânica.


A produção de leite é uma atividade de grande importância no nosso território, à frente do produto tradicional como o cacau. Desempenham relevante papel
social, principalmente na geração de empregos, renda e tributos para a região.







1º WORKSHOP DE AGROINDÚSTRIA - UESC- ILHÉUS

Alunos e professores do Curso de Agroindústria, estiveram participando do 1º Workshop de Agroindústria da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus.

A programação incluiu as palestras “Agroindústria no contexto regional”, com o professor Jorge Chiapetti, e “Programa Agroindústria da UESC”, através do professor Antonio Fábio Figueiredo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA).










VISITA TÉCNICA - AGROECOLOGIA






Os alunos do curso de Agroecologia, estiveram na CEPLAC- Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, em Ilhéus-BA


Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras e fazer uma visita nas instalações, até mesmo participando de algumas atividades desenvolvidas pelos técnicos da instituição.

ESTÁGIO ALUNOS DE INFORMÁTICA


O estágio é parte integrante da formação e desenvolvimento profissional e representa um conjunto de atividades práticas que o estudante desenvolve na comunidade, nas instituições e nas empresas.



Nas dependências do CETEP- Itapetinga, contamos com 3 laboratórios no eixo de Informação e Comunicação: redes, manutenção de computadores e a sala de informática. A atividade do estágio, fonte de produção de conhecimento, é um poderoso articulador da relação teoria-prática na formação de nossos alunos, promovendo a capacitação profissional e a integração do jovem no mercado de trabalho, por meio de situações oportunizadas no âmbito dessa mesma realidade. Também possibilita o desenvolvimento de importantes habilidades e competências que são atualmente exigidas pelo mercado de trabalho.




Por isso, os alunos do curso técnico em Informática, estão realizando seus estágios em diversas Empresas e Instituições públicas e privadas, em Itororó e também em Itapetinga.

MINI-CURSOS ADAB



A ADAB realizou o Seminário para os alunos dos cursos de Agroindústria, Agroecologia e Enfermagem, no prédio anexo ao CETEP. Logo após, os alunos foram divididos em grupos para que fossem trabalhados os temas das oficinas.


Tema Geral proposto pela ADAB:

SANIDADE ANIMAL E SAÚDE HUMANA


Obs: Na parte de saúde humana, será respaldado a importância na produção de alimentos com a intenção de envolver os alunos do curso de agroindústria (de alimentos).

MINI CURSOS:

RAIVA – Wanda Cunha Peixoto (Médica veterinária)

BRUCELOSE E TUBERCULOSE – Osvaldo da Luz (Médico veterinário)

AFTOSA – Alessandra da Matta Machado (Médica veterinária)

OUTRAS DOENÇAS DE IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS - Vinícius Andrade Teixeira (Técnico de fiscalização e zootecnista).

FORMATURA DA 1º TURMA - ENFERMAGEM SUBSEQUENTE









Foi realizado no dia 03 de setembro de 2011, a Primeira Formatura do CETEP- Itapetinga, turma de Enfermagem, modalidade subsequente, na Igreja Nova Sinai em Itororó. 38 formandos receberam o diploma de Técnico em Enfermagem, em uma cerimônia que contou com a presença de várias autoridades.

CETEP NO DESFILE DE 07 DE SETEMBRO

O CETEP-Itapetinga também esteve presente no desfile do dia 07 de setembro, juntamente com todas as escolas do município de Itororó. Cada eixo tecnológico ficou responsável em apresentar à população, o seu curso. E, assim, professores e alunos foram pras ruas com ânimo e disposição mostrar o CETEP- Itapetinga.

















































































PALESTRAS








Na Casa da Cultura, em Itororó, foi realizada uma palestra com o tema EMPREENDEDORISMO, para os alunos dos cursos de Agroindústria , Administração e Cooperativismo, promovido pelo SEBRAE - Itapetinga.