PROJETOS - 2011




O Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga, em Itororó vem desenvolvendo com seus alunos, vários projetos de Intervenção Social, dentre eles destaca-se o do eixo de Produção Alimentícia, no curso de Agroindústria.
O projeto Embutido é com a Carne do Sol de Itororó, foi desenvolvido com o objetivo de utilizar a carne do sol de Itororó como matéria prima para embutidos. Contou com a participação dos alunos do 3º ano de Agroindustria, as professoras Terezinha Matos, Magno Pinheiro e Rosane Brito, ainda faz parte do projeto o senhor João Moba que faz a mais famosa linguiça de carne suína da região.
Tanta tradição assim é relatada por Joaquinzão - pioneiro na produção de carne do sol do município - sem segredos ou cerimônia: “É só escolher carne de novilha, não colocar tempero, apenas sal, e no dia seguinte, depois de tirar a salmoura, colocar a carne no freezer. Quanto mais gelo melhor. Sol e sereno o mínimo possível para não perder o sabor e virar charque. Depois é só assar”. Eis o sucesso da carne-de-sol de Itororó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário